Marketing de Conteúdo para Escritores

Marketing de Conteúdo para Escritores: Tudo o que você precisa saber para iniciar

Com o aumento da utilização de redes sociais, e o online presente cada vez mais em nosso dia a dia, ter um posicionamento digital tornou-se fundamental.

De nada adianta você escrever uma história espetacular se não souber vendê-la para o seu público.

Exatamente, meu caro escritor. Aquela palavra mágica com “V”. Bem que eu gostaria que o trabalho terminasse no ponto final da última linha. Mas a realidade está bem longe disso.

A escrita pode ser um  hobby, mas se você pretende viver disso e seguir uma carreira como escritor, precisa ter em mente que é um trabalho que precisa de muita dedicação e foco. É um empreendimento, que requer determinação e as ferramentas certas para que se consolide.

Portanto, o seu livro pode ser um sonho realizado (e que sonho!), mas também é o produto desse trabalho e precisa ser divulgado e vendido, para que o seu empreendimento cresça, cada vez mais. Sendo assim, vamos deixar claro aqui três pontos importantes:

• Além de ser o seu hobby, escrever também é o seu trabalho.

• Você, além de ser escritor, é também um empreendedor.

• E além de ser o seu sonho, o seu livro também é o seu produto, e não vai se vender sozinho.

O que nos leva para o assunto principal deste artigo: o marketing de conteúdo como ferramenta de divulgação para a carreira literária.

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO PARA ESCRITORES?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing com o foco na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem promover você ou sua marca de forma aberta.

É uma ferramenta poderosa que vai te ajudar a atrair, educar e converter o seu público, aumentar suas vendas e gerar autoridade na sua área, através da produção de conteúdo inteligente.

E se você pensa que esta é uma estratégia apenas para empresas, você está muito enganado. Em primeiro lugar, lembre-se: o seu livro é o seu produto. Em segundo lugar, o marketing de conteúdo para escritores será uma ferramenta essencial para te posicionar no mercado como autor e autoridade e atrair muito mais leitores para a sua base.

POR QUE USAR O MARKETING DE CONTEÚDO PARA ESCRITORES?

Para se ter uma ideia, mais de 70% das empresas brasileiras utilizam o marketing de conteúdo como forma de estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. E a tendência para 2022 é que este número aumente ainda mais.

Só neste dado já podemos ver o impacto do marketing de conteúdo no sucesso de qualquer projeto, mas se você ainda tem dúvidas, aqui vão mais alguns benefícios:

  • Aumenta sua base de leitores
  • Engaja seus leitores
  • Educa o seu leitor
  • Aumenta as vendas do seu livro
  • Aumenta a sua autoridade perante a audiência
  • Aproxima você do seu público
  • Reduz custos com divulgação
  • Fornece fatos e dados para embasamento na tomada de decisão

ATRAIA SUA PERSONA DE FORMA ESPONTÂNEA

O lance aqui é gerar conteúdos que despertem a curiosidade, esclareçam as dúvidas e sanem as dores da sua persona, para que ela seja atraída de forma natural.

Ah, então é só eu começar a produzir conteúdo e virar um best seller?”

Sim e não.

Sim, a produção de conteúdo traz muitos benefícios e pode te ajudar a se tornar um bestseller. E não, se você não tiver uma estratégia para estes conteúdos, é provável que não funcione.

ESTRATÉGIA É FUNDAMENTAL

Não apenas no marketing de conteúdo para escritores, mas em qualquer área de atuação, se você não tiver uma estratégia definida, estará apenas fazendo posts, e não criando conteúdo.

Você precisa fazer a diferença. Seus conteúdos precisam ter valor e agregar alguma coisa na vida da sua persona.

COMO CRIAR SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO

Vou listar aqui 7 passos que considero fundamentais na criação de qualquer estratégia de conteúdo.

Defina os objetivos e metas do seu projeto

Vamos começar com uma frase de Lewis Carroll, que diz muito sobre este primeiro tópico: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.”

De fato, antes de qualquer movimento, você precisa ter em mente, de forma clara, quais são os seus objetivos e as suas metas com o projeto em questão. E na hora de definir, também é importante observar a diferença entre desejo, objetivos e metas.

O desejo é a manifestação de algo que queremos. Por exemplo, “gostaria de escrever um livro”. Do desejo passamos para o objetivo, que expressa bem o que queremos. Por exemplo, “vou escrever um livro em 2022”. E, por fim, temos as metas, que são o caminho que utilizaremos para concretizar nossos objetivos. O que é necessário para escrever um livro? Quais metas devo atingir para que ele se concretize? Poderíamos usar como exemplo fazer um planejamento, realizar uma pesquisa, escrever 1000 palavras por dia. Essa é a ideia.

Identifique o DNA do seu conteúdo

O DNA de Conteúdo é o que vai definir como você se posiciona perante a sua audiência. É como se fosse um gps que vai nortear todo o seu caminho até o objetivo final do seu projeto. Ele define a solução que você entrega, a voz que você dará para o seu conteúdo.

Conheça sua persona

A primeira coisa que precisamos esclarecer é que persona não é público-alvo.

Público-alvo é a definição de um grupo de pessoas com características semelhantes, levando em conta informações sociais, demográficas ou econômicas. Por exemplo: Mulheres entre 25 e 35 anos, formadas, moradoras da região sul do país, renda entre 2000 e 3000 reais,  apaixonadas por romances.

Já a persona é a personificação do seu cliente ideal, com características reais.  Como nome, idade, gostos, dificuldades e preferências. Por exemplo: Maria, 25 anos, casada e com um filho pequeno. Trabalha em uma empresa como supervisora em uma loja de cosméticos. É apaixonada por livros e gosta de estar por dentro das novidades do mundo literário. Acompanha alguns booktubers e seus livros preferidos são os young adults.

A ideia aqui é conhecer a fundo o seu leitor, saber para quem você escreve, o que essa pessoa precisa e criar uma estratégia de entrega do seu conteúdo para que ela seja atraída de forma espontânea.

Faça um planejamento

Agora chegou o momento de pensar o projeto como um todo, onde descrevemos o processo. Aqui vão alguns pontos importantes na definição do planejamento:

  • Referências
  • Palavras-chave
  • Jornada de compra
  • Canais que serão utilizados: Quais redes sociais, se usará e-mails, materiais ricos, vídeos, webinários, lives…
  • Frequência de postagens
  • Setup de conteúdo
  • Montagem do calendário

Produza o conteúdo

Com seus objetivos definidos, seu DNA de conteúdo e persona identificados e o planejamento em dia, chegou a hora de pôr a mão na massa. Utilize o planejamento que você criou e gere conteúdos a partir dele. Isso tornará o processo muito mais prático.

Faça a análise dos resultados

De nada vai adiantar uma estratégia incrível se você não acompanhar os resultados. Como em qualquer negócio, é normal que alguns tipos de conteúdo funcionem e outros não.

No marketing de conteúdo para escritores não é diferente. `Por este motivo, é muito importante fazer o acompanhamento da estratégia para identificar a necessidade de ações corretivas durante o processo de execução.

Neste estágio você pode utilizar as métricas dos canais escolhidos para a análise, pode definir indicadores de desempenho ou, até mesmo, utilizar ferramentas de gestão aplicadas para o seu projeto.

DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA REALIZAR O SEU SONHO

Como você pode perceber, o marketing de conteúdo para escritores vai muito além de posts em redes sociais. Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, Tiktok entre muitas outras, são apenas uma fatia dessa estratégia. Ele pode envolver diversos formatos de conteúdo, tudo vai depender do seu objetivo e do seu planejamento. O céu é o limite.

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