Ler pode ser fácil

5 dicas para ler mais em 2022

Ler é uma coisa mágica. Minha relação com a leitura vem desde muito cedo. Sempre fui apaixonada pelo universo dos livros e não consigo me lembrar do tempo em que ler não foi um hábito presente em minha vida. Porém, sei que esta não é uma realidade para muitos.

Tenho recebido muitas perguntas e pedidos de dicas de pessoas que querem começar a ler e não sabem por onde começar. A boa notícia é que sim, a leitura é um hábito (muito importante) e que pode ser adquirido. E foi pensando nisso que separei aqui 5 dicas (e mais um bônus) para que você possa introduzir este costume em seu dia a dia.

1. Não postergue, comece a ler!

Um dos erros mais comuns que cometemos – não somente com a leitura mas em muitas outras áreas da vida – é postergar tudo que queremos fazer. Quem nunca teve aquela vontade de começar uma dieta ou mudar os hábitos alimentares, mas sempre arruma uma desculpa para começar em uma segunda feira que nunca chega? Com a leitura é a mesma coisa. Se ficarmos encontrando defeito, ou esperando o dia perfeito chegar, nossa vontade nunca sairá do papel. Então, minha dica para você é: COMECE! Seja por um livro, um jornal ou até mesmo o encarte do supermercado, o número de páginas não importa, o primeiro passo é começar. Depois, com o tempo, vai aumentando gradativamente o ritmo da leitura.

2. Leve o livro com você

Essa é uma dica muito importante, e que fez muita diferença para mim. Nossos dias são tão corridos e parecem tão curtos, que fica muito difícil encontrar o horário ideal. Na maioria das vezes acabamos por priorizar outras tarefas e deixamos a leitura de lado para quando encontrar tempo, e acaba que o tempo nunca chega. Levar o livro onde for facilita esse exercício. Quantas vezes ficamos sem nada para fazer em uma fila de banco, no intervalo da escola/faculdade ou esperando alguma consulta? Esses minutos preciosos podem ser aproveitados lendo um livro.

3. Dê uma chance aos e-books

Sei que muitos acharam a dica 2 muito complicada, muitas vezes os livros são pesados, não cabem na bolsa e fica difícil de levar embaixo do braço. Justamente por isso, temos a dica número 3: Dê uma chance aos e-books.

Hoje em dia temos um mundo de opções online para facilitar a vida da gente. Eu por muito tempo tive restrições com leitores digitais e e-book em celular, até ganhar um leitor digital de aniversário. Resolvi dar uma chance e foi uma grata surpresa. Ele é fácil de ler, leve e fininho e cabe em qualquer canto. Levo para onde for. Com ele só em 1 mês consegui ler 3 livros, o que não é muito fácil tendo um blog, um bebe de 1 ano, trabalhando o dia todo e fazendo fotografia aos finais de semana.

E para quem não tem interesse no leitor digital, o celular pode ser um grande aliado nesse momento. Existem muitos apps gratuitos que facilitam e muito a leitura. Vale a pena experimentar.

4. Aprenda a desistir do livro

Ler um livro forçado é o maior veneno para quem quer se iniciar no mundo da leitura. Eu mesma já me obriguei algumas vezes a terminar um livro que eu não gostei só por ter começado, e acabou que a leitura não fluiu, a história se tornou maçante e arrastada, demorei meses para conseguir terminar e mais alguns meses pra ter coragem de começar a ler novamente. Foi uma ressaca daquelas. Com o tempo, aprendi que temos que achar a nossa história. Se o livro que você escolheu não era aquilo que esperava ou não fluiu, não se obrigue, aprenda a desistir e parta para outra.

5. Estabeleça uma meta

Na maioria das vezes as metas servem como um estimulante pra conseguirmos chegar aos nossos objetivos. Acho que para quem está iniciando na vida de leitor, e ainda está se organizando e encontrando horários, as metas serão de grande ajuda. Mas, cuidado! Estabeleça metas que você sabe que vai poder cumprir. Metas absurdas podem ter o efeito contrário, e te desmotivar. Eu comecei a minha com 20 páginas por dia, e fui aumentando gradativamente. Acho que é um número razoável e fácil de se atingir.

DICA BÔNUS!

6. Faça parte de uma comunidade para leitores

Sim, existem redes sociais voltadas para os amantes de livros. O legal de fazer parte é que você consegue traçar metas de leituras, fazer listas, marcar o que já foi lido e ler várias indicações e resenhas de outros leitores. Eu particularmente gosto muito do skoob, porque além de tudo isso, é possível trocar livros com os outros usuários.

Outra coisa muito legal são as redes sociais de produtores de conteúdo voltados para a leitura. Existem inúmeras contas com dicas, resenhas e leituras conjuntas. Isso permite que você troque experiências e pertença à uma comunidade, relacionando-se com pessoas que tem os mesmos interesses que você.

No @escriptopia também compartilho dicas e experiências de leituras que podem te ajuar e te inspirar neste processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *