About Me

09 setembro 2019

Faculdade EAD: Vale a pena ou não?

| |
Faculdade EAD vale a pena?

Tenho certeza de que muitas pessoas nesse exato momento estão franzindo o nariz para o título desse post.  Ou pela faculdade que concluí. Ou até mesmo pela pós-graduação que optei. E quer saber? Está tudo bem. Tudo é uma questão de ponto de vista. E de opinião.  Mas deixa eu te contar uma coisa: nós estamos no século XXI. Posso repetir usando megafones, se for o caso.
Brincadeiras à parte, nunca dei muita bola pra opinião dos outros, o que pensam ou deixam de pensar das coisas que faço ou deixo de fazer. Mas confesso que está ficando bem chato ouvir comentários totalmente dispensáveis como: “Formou é? Mas não foi à distância? Assim é fácil. Quero ver fazer uma federal.”
Sim, formei. E não foi fácil. Na verdade, foi bem difícil, e você não é nada gentil tentando desmerecer o meu esforço. Por isso hoje eu quero falar um pouquinho do quão difícil é fazer uma faculdade à distância. Do quão focado e comprometido você tem que estar. 
Faculdade EAD vale a pena?


Já ouvi pessoas dizendo que em faculdade EAD qualquer um entra, é só assinar o nome na prova e pronto, já pode começar. É, tá certo. É bem por aí mesmo. Mas deixa eu te contar uma outra coisa. Aquela tua faculdade presencial também é assim. As pagas, na maioria das vezes. É realmente bem fácil entrar, mas muito, muito difícil sair. Depois que você entra, a coisa muda de figura. Não basta mais assinar o nome na prova. Tem que saber o que está fazendo. Tem que dominar o assunto da prova. Tem que provar que está apto. Como em qualquer outra universidade.
Uma coisa que a minha mãe sempre diz e que eu concordo totalmente é que, na verdade, quem faz a faculdade é o aluno. Não adianta nada eu me matar estudando, passar em uma federal e não abrir um livro pra estudar. O conhecimento não vai se plantar sozinho na minha cabeça. E os professores não são mais os do ensino médio, que corriam atrás dos alunos praticamente implorando pra que a gente estudasse e fizesse os trabalhos. Agora a coisa ficou séria. Nós crescemos e as responsabilidades foram impostas goela abaixo. Não quer estudar? Tudo bem. Não quer fazer o trabalho? Tudo bem também. Nenhum professor vai te pegar pela mãozinha e te dizer o que fazer, mas também não vai facilitar e te dar um 10 pra passar no semestre. Na verdade, ele vai comer teu fígado com batatas.
Faculdade EAD vale a pena?

E isso, meus amigos, serve para qualquer universidade. Mas arrisco dizer que EAD é ainda mais complicado. Porque, apensar de a presencial ser difícil por ter que bater cartão lá todo dia, tem sempre um professor (ranzinza ou não) a postos te dando aula e facilitando o caminho pro aprendizado. Na Ead, se você não tiver a proatividade de ir atrás do conteúdo, buscar pelo conhecimento, nada acontece. Claro que no presencial isso também é importante, mas em ead não tem aula todo dia, não tem uma base presencial pra te ajudar. Tem um cronograma com tudo o que você tem que saber para o dia da prova. Como você vai atrás do aprendizado é problema teu, desde que faça a prova direito. Ou vai ter que refazer a cadeira inteira. E isso pode durar pra sempre.



Faculdade EAD vale a pena?



Outro ponto importante é que, não é porque no ead não se tem aulas presenciais todos os dias, que não é necessário estudar todo dia. Como eu já disse antes: foco. Se você quer aprender, você tem que se dedicar. Então é necessário sim ter um cronograma de estudos bem definido e muita disciplina para seguir o que você definiu.

Meu objetivo aqui não é definir qual modalidade é a melhor. O que eu quero, na verdade, é mostrar que todas são importantes, cada uma à sua maneira.
Eu me esforcei muito para conseguir chegar até o final. E tenho certeza que muitas outras pessoas passaram ou passam pelo mesmo. Trabalhar, cuidar de um bebê e estudar não é uma tarefa fácil. Requer muito esforço e dedicação. E muita força de vontade. Então, por favor, respeite. Respeite o esforço do próximo. Respeite as possibilidades e a força de vontade do próximo.

Faculdade EAD vale a pena?


Então é isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado. Minha mensagem hoje é respeite o coleguinha e não desista dos seus sonhos! E se vocês  quiserem um post novo contando como eu me organizava para estudar ead, não  deixem de me contar aqui  nos comentários que providencio. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário